Hoje vamos falar sobre o sensor híbrido, também conhecido como sensor TPS e sensor MAP. Localizado no corpo de injeção, esse sensor desempenha múltiplas funções, que podem variar conforme o sistema da moto. Ele é responsável por monitorar e ajustar diferentes aspectos do desempenho do motor, contribuindo para a eficiência da queima de combustível e a resposta do acelerador.

Funções do Sensor Híbrido

O sensor híbrido monitora três aspectos importantes:

  1. TPS (Sensor de Posição da Borboleta): Mede a posição da borboleta de aceleração.
  2. MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor): Transforma a pressão no coletor de admissão em sinais elétricos.
  3. IAT (Sensor de Temperatura do Ar de Admissão): Mede a temperatura do ar que entra no motor.

Essas informações são enviadas para a ECU, que ajusta a mistura ar-combustível, otimizando o desempenho do motor em motos com injeção eletrônica.

Exemplo de Aplicação: Sensor Híbrido Triplex

Um exemplo de sensor híbrido é o triplex, utilizado em motos como a CG Titan 160. Ele combina as três funções (TPS, MAP e IAT), otimizando o desempenho do motor. Entretanto, um defeito comum nas CG 160 é no sensor TPS.

Sintomas de Defeito no Sensor Híbrido

Se o sensor híbrido estiver com defeito, você pode notar:

Em casos como o da CG Titan 160, é comum o sensor TPS apresentar problemas, o que resulta em falta de resposta na aceleração.

Diagnóstico e Solução

Temos um vídeo aonde mostramos como verificar se o sensor híbrido da CG 160 que está com defeito e os procedimentos para testá-lo. Clique aqui para assistir.

Esse foi mais um episódio da nossa série sobre Sensores e Atuadores. Fique ligado nos próximos artigos para continuar aprendendo!

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