Hoje vamos falar sobre o sensor híbrido, também conhecido como sensor TPS e sensor MAP. Localizado no corpo de injeção, esse sensor desempenha múltiplas funções, que podem variar conforme o sistema da moto. Ele é responsável por monitorar e ajustar diferentes aspectos do desempenho do motor, contribuindo para a eficiência da queima de combustível e a resposta do acelerador.

Funções do Sensor Híbrido
O sensor híbrido monitora três aspectos importantes:
- TPS (Sensor de Posição da Borboleta): Mede a posição da borboleta de aceleração.
- MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor): Transforma a pressão no coletor de admissão em sinais elétricos.
- IAT (Sensor de Temperatura do Ar de Admissão): Mede a temperatura do ar que entra no motor.
Essas informações são enviadas para a ECU, que ajusta a mistura ar-combustível, otimizando o desempenho do motor em motos com injeção eletrônica.

Exemplo de Aplicação: Sensor Híbrido Triplex
Um exemplo de sensor híbrido é o triplex, utilizado em motos como a CG Titan 160. Ele combina as três funções (TPS, MAP e IAT), otimizando o desempenho do motor. Entretanto, um defeito comum nas CG 160 é no sensor TPS.
Sintomas de Defeito no Sensor Híbrido
Se o sensor híbrido estiver com defeito, você pode notar:
- Desempenho inconsistente do motor;
- Falhas na aceleração (especialmente ao tentar acelerar e a moto não responde);
- Dificuldade na partida a frio.
Em casos como o da CG Titan 160, é comum o sensor TPS apresentar problemas, o que resulta em falta de resposta na aceleração.
Diagnóstico e Solução
Temos um vídeo aonde mostramos como verificar se o sensor híbrido da CG 160 que está com defeito e os procedimentos para testá-lo. Clique aqui para assistir.
Esse foi mais um episódio da nossa série sobre Sensores e Atuadores. Fique ligado nos próximos artigos para continuar aprendendo!