A bobina CKP , também conhecida como sensor do virabrequim ou bobina de pulso , é um componente essencial do sistema de injeção eletrônica da moto. Sua principal função é monitorar a posição exata e a velocidade de rotação do virabrequim . Esses dados são enviados para uma ECU (Unidade de Controle Eletrônico) , que os utiliza para calcular o momento ideal de injeção de combustível e ignição.
Sem a bobina CKP funcionando corretamente, o motor não consegue operar de forma eficiente, comprometendo o desempenho, a economia de combustível e até a mesma capacidade de dar partida.

Sintomas de problemas na bobina CKP
Se a bobina CKP apresentar falhas, você poderá observar os seguintes sintomas:
- Dificuldade para dar partida no motor;
- Falhas de ignição
- Motor desligando inesperadamente durante o uso;
- Perda de potência
Diagnóstico
Como a bobina CKP desempenha um papel crítico, é fundamental realizar um diagnóstico correto antes de substituir uma peça.
Para saber mais sobre como testar a bobina CKP e identificar problemas com precisão, confira o vídeo clicando aqui. Nele mostramos instruções práticas e simples para fazer diagnóstico.
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