Se você é um amante das duas rodas e possui uma Fazer 150, já deve ter enfrentado ou, pelo menos, ouvido falar sobre alguns probleminhas que podem surgir nessa máquina incrível. Afinal, não existe relacionamento perfeito, nem mesmo com a sua moto. Vamos dar uma espiada nos cinco problemas crônicos que podem te deixar com a mão na cabeça.
1. Motor de Partida:
Ah, o motor de partida! Esse é daqueles problemas que podem pegar você de surpresa, não importa se você está rodando por aí há milhares de quilômetros ou se acabou de sair da concessionária. O desgaste das escovinhas e principalmente o descolamento dos ímãs são os vilões dessa história. A dica aqui é simples: quando começar a ouvir uns barulhinhos suspeitos, não hesite em fazer uma verificação. Afinal, melhor prevenir do que ficar a pé, não é mesmo?
2. Retificador: O Regulador de Energia da Sua Fera
O retificador é meio que o “regulador de energia” da sua Fazer 150. Se ele resolve dar umas vaciladas, pode ter certeza de que a luz de injeção vai acender, e a bateria pode te deixar na mão na hora H. As motos mais novas estão dando menos dor de cabeça nesse quesito, mas a gente sabe que, de vez em quando, até as moderninhas podem aprontar. Se perceber algo estranho, é bom estar verificando para evitar maiores problemas, como por exemplo, danificar a bateria.
3. Acionador da Corrente de Comando: Barulho Incomum na Área
Se tem algo que incomoda qualquer motoqueiro é um barulho estranho vindo da sua amada máquina. No caso da Fazer 150, o acionador da corrente de comando é o possível responsável por esse desconforto. Caso escute algum barulhinho fino batendo é bom verificar se é necessário trocar o acionador.
4. Barulho na Carcaça de Embreagem: Quando a Emoção Vira Ruído
Alguns sortudos relatam um barulhinho peculiar vindo da carcaça de embreagem ao acionar ou soltar a embreagem. Nada que vá te deixar na mão, mas é sempre bom ficar de olho. Se o seu “brinquedinho” estiver fazendo mais barulho do que o esperado, não hesite em desmontar a embreagem para verificar se precisa de um ajuste ou se é hora de trocar a carcaça. Um cuidado extra sempre cai bem.
5. Sistema UBS: Desgaste rápido das pastilhas
Por último, temos o Sistema UBS (Unificado do Freio). Essa tecnologia é responsável por acionar automaticamente o freio dianteiro quando você pisa no freio traseiro, muito utilizado nas motos hoje em dia. No entanto, é preciso ficar atento, freadas bruscas e andar com o pé descansando no pedal de freio podem encurtando a vida útil das pastilhas de freio. Saiba utilizar o freio corretamente e utilize o freio do motor quando possível irá diminuir o desgaste das pastilhas.
Em resumo, a Fazer 150 é uma moto incrível, mas, como qualquer relacionamento duradouro, exige seus cuidados. Seja atento aos sinais, faça as manutenções preventivas e, acima de tudo, curta cada quilômetro na estrada com essa máquina fantástica. E lembre-se, a vida sobre duas rodas é uma aventura cheia de emoções e, às vezes, de alguns probleminhas que só deixam a história ainda mais interessante. Vamos acelerar, com responsabilidade, é claro!